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sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Elefante colorido


Azul, vermelho, verde, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transforma em pique.
A atividade exige atenção e agilidade para correr e não ser pego.
- IDADE: a partir de 2 anos.
- LOCAL: Ambiente espaçoso e colorido.
- PARTICIPANTES: No mínimo três.
- COMO BRINCAR: Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e diz: “Elefante colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.
Vale se a cor pedida estiver na roupa de alguém. Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais. Se não achar, pode pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.
Vence a brincadeira quem ficar por último.
- BENEFÍCIOS: desenvolvimento da concentração, atenção, coordenação motora, conhecimento das cores, discriminação visual e auditiva.

"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças." (Monique Deheinzelin).

A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas – considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.

"As brincadeiras são linguagens não verbais, nas quais a criança expressa e passa mensagens, mostrando como ela interpreta e enxerga o mundo". Brincar é um direito de todas as crianças do mundo, garantido no Principio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança da UNICEF. É uma atividade de grande importância para a criança, pois a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
 
Brincando a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos.

Com brincadeiras e jogos o espaço escolar pode-se transformar em um espaço agradável, prazeroso, de forma a permitir que o educador alcance sucesso em sala de aula. Nós, educadores temos que ser multifuncionais, ou seja, não apenas educadores, mas filósofos, sociólogos, psicólogos, psicopedagogos, recreacionistas e muito mais, para que possamos desenvolver as habilidades e a confiança necessária em nossos educandos.
 
A criação de espaços e tempos para os jogos e brincadeiras é uma das tarefas mais importantes do professor, principalmente na escola de educação infantil. Cabe-nos organizar os espaços de modo a permitir as diferentes formas de brincadeiras, de forma, por exemplo, que as crianças que estejam realizando um jogo mais sedentário não sejam atrapalhadas por aquelas que realizam uma atividade que exige mais mobilidade e expansão de movimentos, ou seja, observando e respeitando as diferenças de cada um.

Relembrando que brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio.

Grupo: Cibelle, Denise, Fernanda, Paula.

11 comentários:

  1. A ciência tem demonstrado a importância que o jogo e o brincar têm no desenvolvimento humano. E isto é tão importante para os mais pequenos, que dão os primeiros passos na compreensão de si e do mundo que os rodeia, quanto para os mais velhos, que procuram satisfazer formas alternativas de promover a aprendizagem e o seu bem-estar. Por outras palavras, nos primeiros tempos o jogo e a brincadeira ajudam a definir quem somos e o que conhecemos e, à medida que crescemos/ evoluímos, vão-se tornando alternativas para resolver situações concretas do dia-a-dia (no trabalho, nas relações pessoais ou simplesmente nos momentos de lazer).
    Aliás, brincar é isso mesmo: explorar, testar alternativas de forma mais ou menos controlada… ou dito de outra forma, reconhecer a nossa existência, na relação com as pessoas e as coisas que nos rodeiam.
    Na brincadeira Elefante Colorido, é possível, além de se divertir muito, movimentar o corpo, explorar as cores e o ambiente, assim como aproxima as crianças, através do contato com o corpo em que se brinca , faz criar estratégias para alcançar o objetivo (não ser “pego” e achar as cores pedidas), nestas, o raciocíneo lógico e rápido, a agilidade, atenção e a observação são fundamentais.

    “Enquanto a criança brinca, aprende a lidar com as frustrações , uma vez que os resultados dos jogos nem sempre são aqueles esperados por ela. Ela aprende também a ceder, negociar, discutir, solucionar problemas, criar saídas, acatar limites, uma vez que os jogos tem regras e contratos a serem cumpridos. Todos esses aspectos são muito importantes para viver em sociedade naquele momento e depois quando forem adultas. A maioria dos jogos com regras é compreendido pelas crianças em idade pré escolar e exercem nelas um interesse muito grande. Existem vários outros que possuem aspectos semelhantes de socialização que favorecem crianças menores. Por volta de dois a três anos, as brincadeiras de esconder e aparecer, por exemplo, permite-lhes perceber o outro e diferenciar-se dele, começando aí um processo de respeito e de limites. Um aspecto relevante na construção de uma identidade pessoal e social.” Sônia Eustáquia Fonseca
    Referência / fonte:
    www.soniaeustaquia.com.br/artigos.../brincar.htm -


    Grupo: Andra; Marcella; Sarita; Suélen

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  2. Venho postar em nome do grupo: Izabella, Dayse, Márcia e Mariana.

    A brincadeira “elefante colorido”, por ser conhecida pela grande maioria dos colegas nos fez pensar sobre as culturas infantis, já que são capazes de “imortalizar” muitos dos jogos. Como nos mostra Sarmento as culturas infantis formam um patrimônio preservado e transmitido pelas próprias crianças, numa comunicação interior à própria geração, escapando muitas vezes à intervenção adulta(SARMENTO, 2003) A brincadeira “elefante colorido” faz parte desse patrimônio e mesmo que nós tenhamos parado de brincá-la depois de adultos, essa brincadeira é ainda muito viva nos grupos infantis. No entanto, ela não é brincada sempre da mesma forma, já que é socialmente (re)construída pelos grupos infantis em um processo histórico (SARMENTO, 2003). Tal fato pôde ser percebido quando Alex nos disse que conhecia a brincadeira com outro nome: “A mãe da rua colorida”.
    A brincadeira foi um importante momento de interação para nós, que nos sentimos envolvidas enquanto nos divertíamos e para a criança ela tem um significado ainda maior. Como nos mostra Sarmento, o brincar é um dos primeiros elementos fundacionais das culturas da infância (SARMENTO, 2003), já que possibilita às crianças se aproximarem umas das outras e interagirem entre si, para assim compartilhar de sentidos e significados. A brincadeira se torna, portanto, fundamental na aprendizagem da sociabilidade (SARMENTO, 2003). Refletir a esse respeito nos faz pensar sobre a importância de que brincadeiras como essa trazida pelo grupo serem realizadas e incentivadas no ambiente escolar, já que esse representa muitas vezes o principal ou único momento em que as crianças podem interagir com seus pares. Nas áreas rurais isso pode ocorrer devido as grandes distancias entre uma casa e outra, e no perímetro urbano, devido a impossibilidade da ocupação das áreas externas por fatores referentes a violência, por exemplo.

    Brincar de “elefante colorido” foi para nós um exercício gostoso que trouxe saudade dos tempos de criança.

    Obrigada meninas!

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  3. Comentário da brincadeira: Elefante colorido

    Acreditamos que a brincadeira “Elefante colorido” proposta pelo grupo, visa que as crianças identifiquem as cores em um ambiente determinado. Esta possibilita o desenvolvimento da concentração, atenção, coordenação motora, conhecimento das cores, discriminação visual e auditiva, além disto, a interação com o grupo.
    Como todas as brincadeiras esta também tem objetivos que contribuem para o desenvolvimento da criança e quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimento sem estresse e sem medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e emocionalmente. Todo aprendizado que envolve o brincar é fundamental para a formação da criança em todas as etapas da sua vida.
    A brincadeira Elefante colorido tem semelhanças com outras brincadeiras que já foram realizadas no grupo, como Adivinha quem é o mestre, pois ambas precisam de alguém para “comandar” a brincadeira, no caso do Elefante colorido alguém determina a cor que os outros precisam encontrar e estimula a capacidade de percepção, de reconhecimento das cores e como atividade lúdica produz entusiasmo, e diversifica a forma de aprendizagem diante seus objetivos. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.

    Parabéns ao grupo pela proposta, que nos fez recordar momentos mágicos da nossa infâcia, principalmente das estratégias de burlar, rsrsrsrsrsrs!

    Comentário realizado pelas acadêmicas: Adriana, Amanda, Débora Clara e Jamine.


    Bibliografia:
    http://www.unimeo.com.br/artigos/artigos_pdf/2008/dezembro/brincadeiras.pdf

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  4. A brincadeira apresentada pelo grupo possui uma intencionalidade, além do brincar por brincar, que para nós é muito relevante. Nesta brincadeira se pode trabalhar as cores, o movimento, a direção ou somente a brincadeira de correr para um lado onde se pode encontrar a cor desejada. Esta brincadeira pode adaptar-se outros temas não mencionados pelo grupo.
    O espaço a ser utilizado nesta brincadeira é um dos fatores importantes, para possibilitar uma melhor movimentação das crianças, acreditamos que em sala de aula esta atividade não será bem desenvolvida.
    Através do brincar também a criança aprende e desenvolve sua capacidade de socialização, de conhecer o outro e aprende nesta relação, pois como diz Sarmento “o brincar é a condição da aprendizagem e, desde logo da aprendizagem da sociabilidade. Não espanta, por isso, que o brincar, o jogo e o brinquedo acompanhem as crianças nas diversas fases da construção das suas relações sociais.” (pág. 12). O desenvolvimento da criança seja ele cognitivo ou físico, vai depender muito de como se relacionou com o outro, da relação com seus pares.

    Comentário de: Ana Claudia Barbosa, Fernanda, Letícia Parquet, Maria Emilce Machado e Simone Costa Pereira.

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  5. Em Londrina no Estado do Paraná essa brincadeira é conhecida no meio infantil com o nome de mãe da rua colorida...

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  6. GRUPO: Fran, Elaine, Lucila e Maria Eliza

    Olá Meninas!

    Foi bem divertida a tarde com vocês e algumas de nós ainda não conhecíamos a brincadeira. Em grupo, pontuamos algumas questões que gostaríamos de compartilhar com vocês:

    Achamos interessante a brincadeira elefante colorido, pois além de desenvolver a concentração, atenção e a coordenação motora, é uma brincadeira que permite variações possibilitando que as crianças criem e reinventem regras estabelecidas. Além disso, desenvolver esta brincadeira com as crianças da Educação Infantil, ajuda no reconhecimento das cores de maneira lúdica, pois a criança vai formando sua estrutura cognitiva, social e afetiva, conforme vivencia situações diversas e ao passo que os movimentos do seu corpo são respeitados.

    Nesse sentido, a criança descobre o prazer das brincadeiras pelo tato, com suas mãos e pés, para posteriormente percebê-la com as demais sensações e emoções. A criança vive a brincadeira como expressão do seu corpo e desejos, pelo simples ato de brincar, sem outra finalidade. Na brincadeira a criança desperta para o mundo, desenvolvendo uma série de outras atividades que se desencadeiam à medida que torna-se ação, levando a outras e novas formas de aprendizagem, numa “dialética” entre o seu eu e o mundo.

    Em Vygotsky (1987) temos a valorização do ato de brincar na formação e constituição do pensamento infantil. Por meio da brincadeira, a criança retira “elementos do externo e internaliza”, formando seu próprio pensamento. O jogo e a brincadeira são por si só uma situação de aprendizagem e acreditamos que a brincadeira elefante colorido possibilite de diferentes formas, aprendizagem e a diversão!

    Parabenizamos o grupo pela brincadeira!

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Em nome do grupo: Bianka, Sabrina e Maryanne

    A brincadeira “Elefante Colorido”, apresentada pelo grupo nos remeteu a nossa infância, todas nos já havíamos brincado. Foi possível perceber conforme as apresentações o caráter histórico das brincadeiras, pois geralmente elas vão sendo passadas de geração em geração, algumas são modificadas ou aprimoradas, deferentes de um lugar para o outro mas sua essência é mantida.
    Através de brincadeiras como essa a criança pode “desenvolver suas capacidades psicológicas superiores e se apropriar da realidade social de forma ativa, dinâmica e significativa”(Volpato. p. 112). Nesta a criança pode reconhecer as cores brincando ou caso não saiba interage com outras crianças e adultos que podem lhe ajudar.
    Trabalha o movimento, que segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, é tão importante para que a criança seja capaz de:

    Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

    Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;

    Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamentos e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;

    Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;

    Apropria-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo. (p.27)

    Desta forma, esta brincadeira atende a alguns desses princípios.
    Outra aspecto que nos chamou atenção foi que ao brincar, as criança precisam elaborar estratégias para chegar até a cor falada sem que o pegador a alcance, ou quando é responsável por falara a cor, aos poucos ela vai percebendo que é preciso prestar atenção ao ambiente pa6ra falar a cor que menos tem, para conseguir pegar o colega. E bacana que conforme a brincadeira vai sendo realizada a criança entra em contato com diferentes tons de determinada cor. Sendo assim, este tipo de brincadeira pode “contribuir para que a criança se aproprie significativamente e prazerosamente do conhecimento” (p. 100) pois o ensino pode e deve estar presente na Educação Infantil, porém respeitando o direito à infância, permitindo que ela brinque e se desenvolva integralmente.

    Parabéns ao grupo!

    VOLPATO, Gilgo. Jogo brincadeira e brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar. – Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

    BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
    Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998. Volume 3.

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  9. Esta brincadeira bastante conhecida pode-se adaptar para o ensino de uma lingua estrangeira sendo modificada de acordo com que as crianças estão aprendendo.
    Como exemplo se eles estão estudando os nomes dos objetos, a criança que esta pegando pode falar o nome de um objeto na lingua estrangeira e os outros participantes precisam tocar nesse objeto antes de serem pegas.
    A brincadeira é importante, pois mexe com a atenção, com o conteúdo dado em sala de aula e motiva o aprendizado, pois por meio do lúdico a aula torna-se mais prazerosa.

    Parabéns para o grupo pela brincadeira proposta.

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  10. Grupo: Fabiele, Joana, Sannair e Tamara
    É de conhecimento geral das pedagogas que o brincar é tão importante para as crianças quanto o trabalho é para o adulto. Além de ser uma atividade prazerosa o brincar é fonte de benefícios que auxilia no desenvolvimento das crianças, sejam eles cognitivos, motores ou simplesmente de sociabilidade. É na brincadeira que as crianças experimentam as mais diversas emoções, se relacionam com seus pares, administram conflitos entre muitos outros.
    Brougerè compreende a brincadeira como algo cultural e que se aprende socialmente e sabemos que o brincar é espontâneo e traz uma linguagem universal dotado de muitos significados que se renovam constantemente, sejam eles inter ou intra-geracional.
    Pudemos perceber que a brincadeira do “elefante colorido” é muito divertida e proporciona interação entre os jogadores, envolve agilidade, atenção, movimentos e auxiliar na percepção das cores. Essa brincadeira pode ser modificada conforme o interesse do grupo, como mostrou o exemplo da Jimena.
    Parabéns ao grupo pela escolha, pois foi uma brincadeira que nos remeteu as lembranças de nossa infância.

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  11. Essa brincadeira foi muito presente na memória da minha infância, me recordo que em certa idade eu adorava brincar de “Elefante colorido”. O importante é que tenha um espaço delimitado e com muitas cores, uma área verde, com flores e objetos é o melhor ambiente.
    Foi muito bom brincar, é engraçado como somos apavoradas e saímos gritando a procura da cor.
    Esta é uma brincadeira que pode ser feita com crianças de várias idades, talvez com alguns ajustes, mas pode ser brincadas também pelos pequenos que estão descobrindo as cores para ajudá-los a fixar os nomes. Como já sabemos, é nas brincadeiras que as crianças produzem, reproduzem e testam seus conhecimentos.

    Ao grupo, obrigada pela brincadeira!

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