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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Outras brincadeiras

Olá pessoal!

Desculpem o atraso da postagem mas gostaria de colocar no Blog outras duas das brincadeiras feitas em sala, aí vão:

Brincadeira QUAL É A REGRA?

Nessa brincadeira, que pode ser feita em pequenos ou grandes grupos, um dos participantes inicia falando algo que irá levar para uma viagem, dizendo: Vou viajar e levarei um "....". Esse será o participante que inventou e conhece a regra utilizada para saber o que pode ou não ser carregado. Após isso os outros participantes deverão dar palpites sobre o que gostariam de levar e o primeiro jogador é quem dirá se aquilo pode ou não ser carregado na viagem. As regras podem variar dependendo da vontade do jogador que inicia a brincadeira, podendo ser carregadas, por exemplo, apenas coisas amarelas, ou então apenas o que começa com a mesma letra que inicia o nome do participante que deu o palpite e assim por diante.
A brincadeira se torna interessante por não necessitar de materiais específicos ou espaços amplos, além de estimular a imaginação e desenvolver o raciocínio lógico dos participantes, que devem permanecer atentos tentando estabelecer conexões entre os artigos possíveis de serem levados para a viagem para dessa forma desvendar a regra por de trás do jogo. Quando um participante a descobre ele não deve contar aos outros, mas seus palpites se tornam valiosos e funcionam como pistas para aqueles que ainda não desvendaram o segredo. O jogo termina após todos descobrirem a regra.



Brincadeira PROCURANDO A CAVERNA

Nessa brincadeira as crianças estão dispostas em círculo sentadas no chão, o condutor da brincadeira, que pode ser o professor, inicia um passeio imaginário repleto de obstáculos, enquanto conversa com as crianças dizendo o que está pelo caminho, todos devem fazer gestos que representem a passagem pelo obstáculo: gestos de subir ou descer da árvore, de passar por baixo de algo, nadar para atravessar um rio etc. Entre um obstáculo e outro deve-se bater com as mãos sobre a perna para representar caminhadas ou corridas. Ao final da brincadeira as crianças "encontram" a caverna, e ao entrar descobre-se um grande urso. Nesse momento o caminho deve ser relembrado da maneira inversa ao modo como ocorreu na ida a caverna e de maneira bem rápida, representando a volta para casa, fugindo do urso.
A brincadeira proposta é bastante flexível e pode ser sempre reinventada pelo professor e pelas crianças, assim como pode ser feita em pé ou caminhando. Ainda existe outra versão da brincadeira, que foi apresentada pela Debora, em que a caminhada era embalada por uma canção e o animal encontrado era um leão.
De qualquer maneira a brincadeira aqui exposta permite que as crianças circulem por múltiplos ambientes imaginários, repletos de desafios e de fantasia, além de permitir a consciência corporal e fortalecer as representações estabelecidas pelas crianças.

7 comentários:

  1. Valeu pela postagem Iza! Assim ampliamos nosso repertório e as possibilidades de reflexão sobre as brincadeiras que estamos levando ao grupo!

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  2. Achei as brincadeiras muito interessantes. A "qual é a regra?" é super divertida e envolvente com o desafio de descobrir a regra do jogo, que, para tanto a concentração é essencial. O conhecimento das crianças, o maior número de experiências que ela possui, vai possibilitar a criação de regras mais elaboradas.
    A brincadeira "procurando a caverna" é muito interessante principalmente para as crianças pequenininhas, que adoram o mundo do imaginário e da fantasia.

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  3. Nossa essa brincadeira "Qual é a regra" foi muito divertida, despertar não só aos adultos mais também as crianças curiosidade, desafio e muita diversão ao se descobrir a regra. Já na brincadeira “procurando a caverna” envolve os participantes a entrarem no mundo da imaginação fazendo com que as crianças imaginem os caminhos mais diversos para encontrar a caverna, fazendo desses caminhos os mais divertidos e desafiadores.
    Parabéns meninass!!!

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  4. As duas brincadeiras mexem bem com o lúdico, o imaginário de uma criança é repleto de fantasias, brincar com a criação de um obstáculos fantasioso ou adivinhar a regra para levar bagagens para uma viagem imaginária satisfaz a necessidade inata da criança.
    O que me chamou à atenção, é que a maioria das brincadeiras já tem as regras estipuladas, diferentemente das duas propostas a cima em que a criança cria suas próprias regras e a brinceira muda de acordo ao gosto de cada criança.

    Parabéns

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  5. Qual é a regra:

    post grupo: Andra; Marcella; Sarita; Suélen.

    Percebemos que esta brincadeira apresenta um grau de dificuldade maior para as crianças na educação infantil
    pois os participantes devem estar atentos para que tipo de regra foi adotada por quem preside a brincadeira e
    ao mesmo tempo os participantes terão dificuldades para escolher uma regra para orientar esta atividade.

    Kamii (1980), coloca “que o valor do conteúdo de um jogo deve ser considerado em relação ao estágio de desenvolvimento que se encontra a criança, da maneira de como a criança obtém o conhecimento e raciocina”.Trecho da monografia EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER BRINCANDO de Cláudia Regina Aquino Soares.

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  6. Grupo: Fabiele, Joana, Sannair e Tamara

    As duas brincadeiras apresentadas foram bem divetidas, acreditamos que as crianças também se divertiriam participando. São brincadeiras que desenvolvem o raciocinio e para isso as crianças precisam prestar atenção, tanto para descobrirem qual é a regra, como para relembrar o caminho de forma inversa.
    Ressaltamos a flexibilidade da brncadeira que pode ser acordada com as crianças.

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  7. Estava procurando brincadeira para aplicar a um conjunto de crianças, e vasculhando o blog encontrei dinâmicas que eu havia participado em minha infância e nem lembrava mais. Muito bom!

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