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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sai, sai tainha... Saia da Lagoa

A brincadeira:

"Sai, sai tainha
Sai, sai tainha
Saia da lagoa
Sai, sai tainha
Sai, sai tainha
Saia da lagoa

Põe uma mão na cabeça
A outra na cintura
Da um remelexo no corpo
E põe a tainha para rua!!"



Organização da brincadeira:

O grupo andará em fila cantarolando a música e seguindo suas instruções, com diversão, animação e interação. Onde pede que coloque a mão na cabeça e na cintura, coloca-se a mão no corpo da pessoa que está à frente. Ao cantar "põe a tainha para a rua" faz-se o movimento como se tivesse jogando ou empurrando o colega que está a frente para a rua - para frente - e o que está no inicio da fila (que não empurra ninguém) faz o papel de tainha e vai para a "rua". Este que estava à frente vai para o fim da fila e a brincadeira recomeça.


Breve reflexão:

As brincadeiras cantadas são formas elementares de se trabalhar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, contribui também para a formação da personalidade do ser humano. É uma atividade completa de grande valor educativo, onde a criança se envolve integralmente. A dança e a música na educação infantil formam uma dupla indispensável para o desenvolvimento da criança e contribui para o desenvolvimento rítmico, corporal, da lateralidade, respiração, percepção visual, auditiva, ajuda também a desenvolver a organização temporal e espacial.
“Valorizar as atividades rítmicas significa oferecer a oportunidade de vivências motoras, atendendo as necessidades biológicas, psicológicas e sócio-motoras do praticante, sendo necessárias à formação geral do ser humano, proporcionando o cultivo da sensibilidade” (NEGRINE & GAUER, 1990 citado por VARGAS, 2007).
As brincadeiras cantadas são apresentadas de acordo com o desenvolvimento e a maturidade da criança, brincando de roda exercita o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo canto e desenvolve o corpo. As atividades devem ser realizadas de forma lúdica, respeitando o nível de compreensão das crianças.
“As crianças brincam das mesmas coisas em idades diferentes, mas elas brincam de formas diferentes.” (Leontiev, Alex N. 1998. 142 p.)

A brincadeira cantada é também um momento de socialização. Ao brincar em grupo a criança é levada a agir, posicionar-se, estabelecendo relações com os demais, livre da intervenção direta do adulto. As crianças são heterogenias, cada criança possui uma forma de ser e agir de acordo com suas peculiaridades.
A variação das condições sociais em que vivem as crianças são o principal factor de heterogeneidade. Para além das diferenças individuais, as crianças distribuem-se na estrutura social segundo a classe social, a etnia a que pertencem, o gênero e a cultura. (SARMENTO e PINTO, 1997 - p. 22)

O brincar faz parte da cultura das crianças, como forma de representação e interação com o mundo em que vivem e, como elemento significativo a elas, é importante a valorização por parte dos adultos das brincadeiras tradicionais e típicas de determinadas regiões. A brincadeira que escolhemos traz este recorte cultural, pois é uma brincadeira na qual esta explicita uma relação com a lagoa e a pesca típica da região litorânea, em específico de Florianópolis.


Referências Bibliográficas:

SARMENTO, Manuel J.; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In:_____. As crianças: contextos e identidades. Porto: Universidade do Porto, Centro de Estudos da Criança, 1997. p. 9-30.

LEONTIEV, Alex N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTISKI, Lev S, at al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Pulo: Ícone/USP, 1988.

VARGAS, Lisete A. M. Escola em dança: movimento, expressão e arte. Porto alegre: Mediação, 2007.







Durante a conversa após a brincadeira proposta uma de nossa companheiras de turma nos contou que sabia uma variação dela, também nos ensinou a brincá-la. A registramos a seguir:

Sai, sai Piava
Sai, sai Piava
Saia da Lagoa!
Sai, sai Piava
Sai, sai Piava
Saia da Lagoa!
Põe uma mão na cabeça
a outra na cintura
dá um remelexo no corpo
e dá um abraço no outro!

Forma de brincar: Durante a brincadeira, ao invés de ficar em fila, todos fazem uma roda e apenas uma pessoa faz o papel da Piava. Enquanto todos cantam e batem palmas, a piava vai circulando a roda pela parte de dentro e, quando a música mandar, escolhe uma única pessoa para por a mão na cabeça, na cintura e dar um abraço.

Grupo: Cristina, Bruna, Keila e Jimena

13 comentários:

  1. Como discutimos na aula do dia 13/09 é importante entender a brincadeira não como desvaneio, mas com um olhar de seriedade como é visto pela criança, ou seja, como algo que deve ser "levado a sério". Na brincadeira as regras estão explícitas e é através da brincadeia que a criança compreende o mundo que acerca.
    Por meio da brincadeira "Sai, sai tainha...saia da lagoa" o grupo enfatizou alguns aspectos pertinentes que podem ser trabalhados no cotidiano escolar, tais como: cultura local (relacionando a pesca); interação entre as crianças; organização do espaço físico; linguagem musical; entre outros.
    Parabéns as alunas pela dinâmica apresentada ao grupo.

    Comentário das Acadêmicas: Amanda Posich
    Adriana Leni
    Débora Clara
    Jamine Rocha

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  2. Em nome do meu grupo: Bianka Machado, Maryanne Luz e Sabrina Gouveia, venho postar nossa reflexão sobre esta brincadeira: Sai,sai,sai tainha...
    Nesta brincadeira conseguimos trabalhar com a musicalidade e principalmente com o contato físico, uma boa proposta de socialização para um novo grupo que se forma no início do ano letivo, explorando a aproximação das crianças através do contato corporal.
    Através da exposição e socialização da brincadeira, surgiram diferentes versões que apresentam movimentos, disposições no espaço e música variada. Além de ser uma brincadeira adaptada a cultura local. (PIAVA / TAINHA)
    Uma sugestão é discutir a questão do movimento de expulsão da tainha do trem que se forma na brincadeira antes mesmo de começar, e ainda trabalhar a letra da música para fixação da mesma, assim durante a brincadeira todos podem ajudar na canção.
    Parabéns as acadêmicas que propuseram esta brincadeira! E ainda a animação das meninas que expuseram e ensinaram a brincadeira foi muito importante para envolver o grupo.

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  3. Olá meni@s,

    Quando fiz a postagem não coloquei a música da Gi porque não lembrava o nome do peixe! E para não demorar para postar coloquei sem a variação mesmo, mas agora vai:

    Sai, sai Piava
    Sai, sai Piava
    Saia da Lagoa!

    Sai, sai Piava
    Sai, sai Piava
    Saia da Lagoa!

    Põe uma mão na cabeça
    a outra na cintura
    dá um remelexo no corpo
    e dá um abraço no outro!

    Durante a brincadeira, ao invés de ficar em fila, todos fazem uma roda e apenas uma pessoa faz o papel da Piava. Enquanto todos cantam e batem palmas, a piava vai circulando a roda pela parte de dentro e, quando a música mandar, escolhe uma única pessoa para por a mão na cabeça, na cintura e dar um abraço.

    Pronto, agora está registrada a variação da nossa amiga.

    Beijoos e obrigada pelos comentário!

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  4. É um brinquedo cantado divertido de brincar com crianças pequenas, é interessante por trazer na letra da música aspectos da nossa cultura local, possibilitando um trabalho com o tema pesca, oportunizando ainda discussões acerca da epóca da tainha.
    As sensações também são consideradas na brincadeira, afinal todos acabam se tocando, permitindo trabalhar questões como: respeito, gênero, amizade e compartilhamento dos espaços.
    Parabéns ao grupo pelo empenho e por ampliar nossos repertórios!

    Comentários do grupo:
    Fabiele
    Joana
    Sannair
    Tamara

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  5. Oi meninas, adorei a empolgação de voçês ao apresentar a brincadeira. Algo que eu percebi durante a brincadeira é a necessidade de estabelecer os acordos (ex. não empurrar o colega forte)com as crianças, e cuidar com o espaço em relação a brincadeira que for proposta.
    Parabens!!!
    Cibelle

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  6. É uma brincadeira interessante de ser trabalhada, pois apresenta aspectos da cultura de Florianópolis, gerando a possibilidade de ser trabalhar vários temas. Ela trás um contato físico entre as crianças, fazendo com que se mantenha um respeito entre os colegas e permitindo uma interação maior entre os participantes.
    A questão da musicalidade também está presente nessa brincadeira, onde deve ser bastante enfatizada para que todos os alunos cantem em conjunto.
    Talvez poderia ser revista a parte em que um integrante do grupo é empurrado, pois dependendo da faixa etária esse momento pode ser interpretado de uma outra forma e pode ocasionar um ferimento ou simplesmente uma agressão.
    Parabéns meninas!
    (Paula,Denise, Fernanda)

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  7. GRUPO: Elaine, Francyelli, Lucila, Maria Eliza

    A brincadeira “Sai Tainha, sai tainha” por envolver a musicalidade é muito divertida e de fácil aprendizagem. Muitos elementos podem ser trabalhados com esta brincadeira, como por exemplo, a cultura local, com a pesca da tainha, destacando que está é um peixe do mar, talvez por isso, na letra da cantiga que embala a brincadeira se diga “... sai dessa lagoa...”, pois aquele não é o lugar dela por natureza.
    Como foi destacado na discussão feita em sala de aula, o fato de “colocar a tainha pra rua”, dando um leve empurrão no colega, entre as crianças menores pode causar problemas, pois mesmo fazendo acordos com as crianças, esclarecendo-as de que se empurrar muito forte o colega vai cair e pode sei machucar, muitas vezes na agitação da brincadeira esses imprevistos acabam acontecendo.
    Acreditamos que a brincadeira na versão feita em roda, demonstrada pela Gisele, poderia ser mais adequada para se realizar com as crianças da Educação Infantil, mantendo-se a mesma cantiga, apenas mudando a forma de organização.

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  8. Reflexão Grupo:Andra; Marcella; Sarita e Suélen.

    A brincadeira permite a apropriação de vários campos da aprendizagem como:
    - Animais no ecossistema;
    - Cultura Local;
    - Musicalidade;
    - Expressão Corporal;
    - Possibilidades de recriar a brincadeira (música, ritmo, dança.

    Entretanto aspectos quanto ao modo como a "taínha é expulsa da lagoa" assim como já foi mencionado pode assumir outros significados, devendo ter um olhar cuidadoso.

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  9. Além dos comentários acima, ressalto a importância da brincadeira como espaço de ressignificação, de construção de sentidos pela criança do mundo em que ela vive (vide os textos que estudamos nas aulas). Daí a importância de se pensar na brincadeira pelo viés social, da cultura.Daí também a importância da música e das brncadeiras cantadas. Aspectos desenvolvimentistas, motores, são consequências dessas vivências. Parabéns ao grupo pela proposta!

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  10. A brincadeira permite a apropriação de vários campos da aprendizagem como:
    - Animais no ecossistema;
    - Cultura Local;
    - Musicalidade;
    - Expressão Corporal;
    - Possibilidades de recriar a brincadeira (música, ritmo, dança).

    Aspectos quanto ao modo como a "taínha é expulsa da lagoa" assim como já foi mencionado pode assumir outros significados (EXCLUSÃO), devendo ter um olhar cuidadoso.
    Entretanto se pararmos para analisar são questões como essa que de primeira impressão nos parece ser ruim, permitem que as crianças aprendam muitas coisas, como por exemplo: as regras de nossa sociedade; os nossos limites; passam a fazer relações com o que vivem e assim aprendem, Garaigordobil (1990) nos permite perceber as variadas informações que a brincadeira permite ao desenvolvimento da criança.

    Contribuíções da brincadeira ao desenvolvimetno social. Podemos citar.

    A brincadeira é um isntrumento de socialização por excelência.
    Através da brincadeira, desdcobrem-se a vida social dos adultos e as regras que regem essas relações.
    Através da brincadeira, a criança identifica-se com a vida adulta.
    A brincadeira favorece a superação do egocentrismo.
    A brincadeira fomenta a interação e a cooperação entre iguais.
    Através da brincadeira, são educados o autodomínio e a vontade.
    A brincadeira educa atitudes e valores, já que se trata da assimilação de regras de conduta.
    A brincadeira fomenta o desenvolvimento da consciência pessoal, o que facilita a convivência.

    MURCIA, Juan Antonio Moreno. Aprendizagem através do jogo; Trad. Valério Campos. - Porto Alegre: Artmed, 2005. p 75.


    Postagem reformulada
    Grupo: Andra; Marcella; Sarita; Suélen

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  11. A análise da apresentação e da brincadeira deste grupo está em uma nova postagem com o mesmo marcador (Sai sai tainha). Ok prof? ;)

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  12. Ok Keila!
    Gostei da reelaboração do comentário proposta pelo grupo da Sarita. Só, meninas, cuidado com os errinhos nas postagens...(isso vale para todas que postam no blog).
    Parabéns aos grupos, o nosso acervo de brincadeiras com reflexões está muito legal!

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  13. https://www.youtube.com/watch?v=HHd-nw7A72M&spfreload=10

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