Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Meninos de onde?

Materiais:
Para desenvolver essa brincadeira as crianças irão precisar de espaço físico, material para demarcar os limites, uma pessoa responsável para ajudar as crianças a organizar a brincadeira e o espaço.

Desenvolvimento:
Num primeiro momento as crianças são divididas em dois grandes grupos, depois deverão decidir qual o nome de seu grupo, ou seja, que sempre segue ao modelo: Meninos de “algum lugar”. Esse lugar é exclusivamente decidido pelas crianças. Ou seja, cada grupo irá definir da onde são os meninos. Por exemplo, o nome do grupo poderá ser “meninos da África” ou ” meninos da Europa” e assim por diante.
Depois de definido o nome de cada grupo, as crianças irão demarcar um espaço para a brincadeira acontecer. Lembrando que cada grupo irá se localizar de frente para o outro. Serão demarcadas no chão duas linhas paralelas distantes mais ou menos 20 metros uma da outra. Que representam os limites onde cada grupo ficará.
Depois de feito isso os grupo irão decidir o que irão apresentar através de mímica para o outro grupo, que terá de adivinhar o que essa mímica representa.
Por exemplo, um dos grupos decide que irá representar através da mímica um navio em alto mar. Para isso eles irão se agrupar para representar o navio.
Após feito isso eles se encaminharão até o limite do outro grupo e o seguinte diálogo será iniciado:
Exemplo: chegaram os meninos do bosque
O outro grupo responderá: o que vocês têm para nos mostrar?
O grupo responde: muitas coisas
Então o grupo diz: então nos mostre
O grupo começa a representar sua mímica.
O outro grupo tem que adivinhar o que eles estão fazendo, e assim que adivinharem o grupo que estava apresentando a mímica sai correndo até o seu limite. Caso algum componente do grupo seja pego antes de ultrapassar o seu limite, esse vai para o grupo oposto.
Em seguida o outro grupo apresentará a sua mímica da mesma forma do anterior.
Ganha a brincadeira o grupo que ficar com mais integrantes.


Objetivos da brincadeira:
- Desenvolver as diferentes linguagens e formas de representação por parte das crianças, que terão de passar ao outro grupo o que esta querendo dizer por meio de mímicas;

- Promover o trabalho em grupo e a relação com o outro, no momento das tomadas de decisão, que devem ser feitas de forma coletiva;

- Desenvolver a criatividade e imaginação;

- Desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e a atenção, que são essenciais no momento de adivinhar o que está sendo representado pelos componentes do outro grupo.

Justificativa Teórica:
A brincadeira acima proposta se torna interessante por permitir à criança um modo de interação que responde às suas necessidades: movimentar o corpo, interagir e se comunicar com seus pares, ouvindo e expondo suas opiniões, assim como se utilizar de diferentes linguagens para representar e internalizar o mundo que a cerca. O jogo proposto permite ainda o desenvolvimento de muitas funções psíquicas como o raciocínio a atenção e a concentração. Segundo Vigotski (2002) os jogos permitem à criança, desenvolver a capacidade de dirigir sua ação e comportamento (de acordo com suas intenções e motivações, diferentemente do que ocorre no início de sua vida, quando os objetos determinam suas ações (LEWIN apud VIGOTSKI, 2002.p. 127). Dessa forma, a brincadeira proposta, por ter regras e estruturas próprias, permite à criança agir de acordo com os objetivos do jogo, dificultar que o outro time acerte a mímica proposta, além de fugir no momento correto para não ter de passar para o outro time. Ainda de acordo com as idéias de Vygotsky, numa situação em que interage com o brinquedo, a criança passa a agir não somente de acordo com a percepção imediata dos objetos ou situações, mas também de acordo com o significado dessa situação (VIGOTSKI, 2002), o que é bastante desenvolvido por meio da mímica. O jogo possibilita então que se desenvolvam as idéia de signo e símbolo por parte da criança, que quando muito pequena não é capaz de separar os campos do significado e da percepção visual. “No brinquedo, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das idéias e não das coisas”, (VIGOTSKI, 2002. p. 128), dessa forma a criança pode “transformar” um pedaço de pau, por exemplo, em uma colher para mexer sua sopa, caso a mímica proposta necessite, assim como uma linha no chão passa a representar um campo destinado a um ou outro grupo. O desenvolvimento das capacidades de atuação não somente com os objetos, mas também com seus significados, faz com que a criança possa atingir graus cada vez mais elevados de abstração em seu pensamento. A idéia de signo que se desenvolve por meio do brinquedo, é apontada por Vigotski no capítulo intitulado A pré-história da linguagem escrita da obra A formação social da mente, como fator fundamental no desenvolvimento da linguagem escrita, por possibilitar meios de perceber a natureza da mesma, que é uma representação de segunda ordem (VIGOTSKI, 2002).

Referência:
VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002


Grupo: Dayse, Izabella, Márcia e Mariana.
 
Blog Design by Ammupappa